VIVÊNCIA KATXA NAWA – EDIÇÃO 2023
Vivência Katxa Nawa: Imersão Huni Kuin de 15 dias de conexão com os Saberes Ancestrais na Aldeia Segredo do Artesão
Em setembro de 2023, o Instituto Rautibuya promoveu uma vivência imersiva de 15 dias na aldeia Segredo do Artesão, localizada na Terra Indígena da Praia do Carapanã, em Tarauacá (AC), lar do povo Huni Kuin. A experiência foi aberta ao público e reuniu participantes brasileiros e estrangeiros em uma profunda jornada de reconexão com a natureza, os modos de vida tradicionais e a sabedoria ancestral.
Sob a liderança do Cacique Isaka Bari Huni Kuin e com a participação ativa de anciãos, lideranças espirituais e de todos os quatro grupos que compõem a aldeia, a vivência ofereceu momentos únicos de aprendizado e partilha sobre espiritualidade, artesanato, música tradicional, alimentação indígena, rituais com as medicinas da floresta e práticas sustentáveis de cuidado com o território.
Além do caráter cultural e espiritual, a vivência também foi um momento de fortalecimento comunitário. Graças a uma campanha realizada previamente pelo Instituto Rautibuya, foi possível arrecadar e entregar:
- 70 kits de materiais escolares;
- Roupas e cordas de violão;
- 2 caixas d’água de 5 mil litros;
- 1 antena de internet via satélite Starlink.
Esses itens foram entregues diretamente à comunidade, em um momento de alegria e celebração coletiva.
Durante toda a vivência, a equipe da produtora audiovisual indígena Bimi Yuxi Xarabu esteve presente, registrando em imagens e sons os acontecimentos, saberes e depoimentos que marcaram essa jornada. Foram captadas imagens e sons para a produção de diversos materiais audiovisuais, entre eles:
- O filme “Katxa Nawa – Chamando os Segredos dos Legumes”;
- Um vídeo de apresentação da aldeia Segredo do Artesão;
- Um vídeo institucional da produtora Bimi Yuxi Xarabu;
- Um vídeo com o Cacique Yaki Huni Kuin, abordando os desafios enfrentados pela aldeia Segredo do Artesão e pelas demais 12 aldeias das Terras Indígenas da Praia do Carapanã;
- Vídeos com histórias Huni Kuin, contadas pelo ancião Kêa Inu Bake.
Outro marco importante da vivência foram as reuniões realizadas entre o Instituto Rautibuya e as lideranças dos quatro grupos da aldeia. Esses encontros possibilitaram uma escuta profunda das necessidades da comunidade e resultaram em um mapeamento coletivo, organizado em nove áreas prioritárias:
- Infraestrutura Física;
- Transporte;
- Agricultura, Alimentação e Sustentabilidade;
- Cozinha Comunitária;
- Energia e Sustentabilidade;
- Produção, Artesanato e Oficinas;
- Cultura, Música e Educação;
- Saúde, Bem-estar e Acessibilidade;
- Processamento e Beneficiamento.
Esse mapeamento será base para a construção de projetos futuros em parceria com a comunidade, respeitando seus saberes, sua autonomia e os princípios da reciprocidade.
A vivência em setembro de 2023 reafirma o compromisso do Instituto Rautibuya com o fortalecimento dos povos indígenas e o apoio a iniciativas de base comunitária que promovem a cultura viva, a soberania territorial e o bem-viver.
Caminhar ao lado dos povos da floresta é também escutar a Terra e construir futuros enraizados na sabedoria dos que vieram antes de nós.












